Tudo Sobre Nada

Take a look inside...

The future direction of xscreensaver has become... highly ambiguous.

A notícia da mudança do Jamie Zawinski para o MacOS X (via Rui Carmo), deixou-me esta ideia na cabeça...

Apesar das ameaças clássicas da Microsoft e da Apple (agora a caminho do x86), a maior ameaça ao futuro do Linux no desktop não vem de fora da comunidade, mas sim de dentro.

Os sucessos do Linux no backend não têm sido acompanhados por uma evolução animadora no desktop[1], e isso gera frustrações. Como eu costumo dizer, o que incomoda não são os problemas que ainda subsistem[2], é a falta de confiança de que venham a ser resolvidos no médio-prazo.

Muitos, fartos de promessas e já sem esperança, simplesmente desistem e regressam ao Windows ou migram para o MacOS X.

Ao contrario dos que regressam ao Windows, os que emigram para o MacOS X fazem-no com orgulho e sem remorsos (até porque, tecnicamente, não sairam do mundo Unix), o que acaba por seduzir outros a seguirem o mesmo caminho.

Nunca antes se viram tantos geeks a usar Macs como agora...

[1] Eu sei que já repeti isto ad nauseum...
[2] Damn... leio demasiado inglês, parece-me sempre que tem um "i" a mais: «subsystem». :)
 

8 Comentário(s)

  • hmmm quem são esses muitos?

    Por Anonymous Anónimo, em 12 Junho, 2005 10:55  

  • Não sei quem és, mas olha à tua volta. Experimenta contar os utilizadores de Linux que conheces e que dizem que "o MacOS X é tudo o que o Linux devia ser", ou "se eu tivesse um Mac deixava de usar Linux (no desktop)". No meu caso ronda os 95%.

    Faz uma amostragem da comunidade "geek" portuguesa e conta os que usam Mac (experimenta o asterisco).

    Procura projectos open-source que tenham videos de demonstração e conta os que mostram o MacOS X.

    Lê artigos acerca de conferências relacionadas com open-source fora de Portugal (LinuxWorlds e afins) e conta os que referem o grande número de pessoas com powerbooks.

    Antigamente os Macs eram um "brinquedo" apenas usado por designers ou utilizadores despreocupados. Hoje transformou-se em algo apetecível também para "geeks" e isso tem vindo a notar-se cada vez mais.

    Não vale a pena enterrar a cabeça na areia, o MacOS X não tem só eye-candy e não é apenas a plataforma que "just works", tem um Unix por baixo!

    O MacOS X pode ser tecnicamente inferior ao Linux em muitos aspectos, mas na parte que se refere ao desktop arrebenta com tudo o que há por aí. E nada impede um tipo de usar MacOS X no desktop para desenvolver coisas que depois vão correr num servidor Linux.

    A maioria das pessoas (e isto inclui um grande número de utilizadores de Linux) não se importa com as questões religiosas, querem algo que funcione da melhor forma, e se isso significar um MacOS X no desktop e um Linux no servidor, não terão quaisquer problemas de consciência em mudar.

    É preciso admitir as duras verdades se queremos evoluir.

    ---

    Eu estou a insistir no MacOS X e não no Windows por uma razão muito simples: quem se muda para o MacOS X não só não tem quaisquer complexos em o anunciar ao mundo (e tentar evangelizar outros), como fá-lo a 100%. Pelo contrário, quem volta ao Windows normalmente fá-lo discretamente e mantém máquinas em dual-boot "just in case.
    Aqui a diferença é o factor "Unix".

    Por Blogger Carlos Rodrigues, em 12 Junho, 2005 14:28  

  • Já agora, alguma vez se viu tanta gente a usar Macs em Portugal como agora?

    Por Blogger Carlos Rodrigues, em 12 Junho, 2005 14:30  

  • http://paradigma.pt/~vd/wlog/comments.php?y=05&m=06&entry=entry050607-005342
    Infelizmente ainda há pessoas(ver comentários) que se recusam a aceitar a realidade.

    Por Anonymous Carlos Jorge Andrade, em 12 Junho, 2005 18:20  

  • Antes de mais as desculpas pois devia-me ter identificado e passou-me.

    Não são milhares de migrações que estão a ocorrer, vocês é que lêm isso porque todo o gajo mais o cão tem um blog.

    Se o Linus está a usar um Dual-G5 foi porque alguém lho pagou e por algum motivo fez isso.

    Carlos (Rodrigues :-P), o Asterisco não detém (ainda?) a massa crítica necessária para se utilizar em amostragens. 32 pessoas? Das quais 6 ou 7 que *escrevem frequentemente* usam Mac?

    Ao contrário do Linux ou *BSD for all I care, com o MacOS é fácil perceber quantos utilizadores podem de facto existir pois basta olhar para as vendas...

    Se se notar um grande boom, então tenho de engolir as minhas palavras e de facto a plataforma está a ter uma adopção que eu não imaginaria...


    Sobre o just works: http://blog.ericrice.com/blog/_archives/2005/6/8/922231.html.

    E acho que não vale a pena minorizar o problema: quem está a sofrer disto também deve ter-se passado.

    Reparem, eu não tenho nada contra o MacOS, até considerei comprar um powerbook (não fosse o preço obsceno).

    Só não acho é que a forma como estão a atacar o Linux seja a mais correcta porque alguns problemas ultrapassam a boa vontade das pessoas.

    E só não vê isso quem não quer...

    Por Anonymous CPinto, em 13 Junho, 2005 08:37  

  • Não são milhares de migrações que estão a ocorrer, vocês é que lêm isso porque todo o gajo mais o cão tem um blog.

    Pois não, mas essas migrações têm visibilidade e influenciam outros. Mesmo que não sejam muitos a migrar, cada migração destas motiva alguns a mudar e outros a manterem-se na plataforma onde estão (normalmente Windows).

    "Se aquele gajo mudou, se calhar isto está mesmo perdido..." ou "se aquele gajo mudou, então é melhor nem sequer experimentar" são coisas que passam pela cabeça das pessoas quando vêem tipos como o jwz a bater com a porta...

    Se o Linus está a usar um Dual-G5 foi porque alguém lho pagou e por algum motivo fez isso.

    O Linus está a usar um dual-G5 com Linux, e não com MacOS X.

    Carlos (Rodrigues :-P), o Asterisco não detém (ainda?) a massa crítica necessária para se utilizar em amostragens. 32 pessoas? Das quais 6 ou 7 que *escrevem frequentemente* usam Mac?

    Não são muitos realmente, mas é gente que influencia outros. Acredito que quase todos, senão todos, são gente a quem os amigos pedem opinião acerca destas coisas.

    Repara que eu não digo que toda a gente se está a mudar para o Mac (ou a voltar para o Windows), eu estou a dizer que um número não desprezável de gente com algum peso se está a mudar.

    Por cada "evangelista" que bate com a porta, uma data de "Joe Users" desistem de experimentar Linux.

    O perigo aqui é o efeito manada, que existem em todo o lado (mesmo entre o pessoal que usa Linux).

    Por Blogger Carlos Rodrigues, em 13 Junho, 2005 18:26  

  • "Se aquele gajo mudou, se calhar isto está mesmo perdido..." ou "se aquele gajo mudou, então é melhor nem sequer experimentar" são coisas que passam pela cabeça das pessoas quando vêem tipos como o jwz a bater com a porta...

    Oh Carlos, vá lá... és um tipo inteligente mas nem parece. Dá um salto, p.ex., ao UbuntuForums ou a qualquer coisa do género para o Fedora e faz uma contagem de cabeças diária de gente que está a instalar Linux.

    Mesmo que apenas 1 em cada 10 acabe por ficar com isso instalado, é uma boa média.

    O Linus está a usar um dual-G5 com Linux, e não com MacOS X.

    Eu sei isso, tu sabes isso... para quê a chamada de atenção? Aliás, lembro-me de ler algures que o Linus corre também o MacOS X (com que frequência não sei) para usar o iTunes.

    O perigo aqui é o efeito manada, que existem em todo o lado (mesmo entre o pessoal que usa Linux)

    Concordo plenamente no entanto não considero ninguém do Asterisco nem dos de peso que estão a mudar trendsetters (peço desculpa desde já se ofendo alguém).

    Já converti um bom "quinhão" de pessoas ao Linux e não é por isso que sou um trendsetter e não estou a causar qualquer efeito manada. Ah, e as pessoas *usam* de facto o Linux em casa e estão satisfeitas.

    Acredito perfeitamente que se lhes enfiasse um MacOS elas também ficariam satisfeitas. É gente que fica satisfeita desde que o computador faça o que elas querem e não que sejam elas a fazer o que o computador "deixa".

    Por Anonymous CPinto, em 14 Junho, 2005 22:50  

  • Mesmo que apenas 1 em cada 10 acabe por ficar com isso instalado, é uma boa média.

    Antes fosse... O problema é que os 9 nunca mais querem olhar para aquilo, e o que sobra só o usa 10% do tempo...

    No entanto, 1 em cada 10 destes pode acabar por tornar o Linux no seu SO principal...

    Repara que eu não estou a torcer para o fracasso, estou simplesmente a dizer aquilo que vejo acontecer.

    Quanto um tipo anda num curso de engenharia informática e apenas uma mão cheia de gente que conhece (entre amigos, conhecidos e simples colegas) realmente usa o Linux para algo mais do que fazer trabalhos para cadeiras, é de ficar desmoralizado.

    E estamos a falar de malta com um interesse e conhecimentos (nesta matéria) acima da média...

    Eu sei isso, tu sabes isso... para quê a chamada de atenção?

    Só para chatear. :)

    Mas talvez porque é bom lembrar que isto não está assim tão mau ao ponto do próprio Linus deixar de usar Linux no desktop...

    Concordo plenamente no entanto não considero ninguém do Asterisco nem dos de peso que estão a mudar trendsetters (peço desculpa desde já se ofendo alguém).

    Não têm de ser trendsetters, basta serem respeitados pelo seu nível de conhecimentos.
    Não estou a dizer que provoquem modas nas pessoas que lêem o asterisco, mas o exemplo que dão às pessoas com que contactam (amigos, conhecidos, colegas) é importante.
    Este fenómeno de meia dúzia de tipos a darem o exemplo no seu círculo de amigos é o que despoleta muitas modas em larga escala (no caso da tecnologia, podemos usar como exemplo o iPod ou o Firefox).

    Acredito perfeitamente que se lhes enfiasse um MacOS elas também ficariam satisfeitas. É gente que fica satisfeita desde que o computador faça o que elas querem e não que sejam elas a fazer o que o computador "deixa".

    Claro, também acredito que sim. Mas quando quiserem fazer alguma coisa fora do rotineiro vão embater contra uma parede, ou então chamar nós sabemos quem...

    Eu já tenho a minha conta de apoio técnico não remunerado (como qualquer "gajo que percebe de computadores"), não quero que isso se torne numa actividade full-time...

    Por Blogger Carlos Rodrigues, em 14 Junho, 2005 23:44